quarta-feira, 13 de maio de 2015

COMO EU ERA ANTE DE VOCÊ

Resenha por Mara Carvalho

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora Intrínseca
Ano 2013
Páginas 318
Título Original: Me Before You
Tradução: Beatriz Horta

Pontuação:      4/5

Resenha:

Simplesmente lindo!!!  Fiquei extremamente envolvida com os sentimentos dos personagens. 

É o primeiro livro que leio da autora e amei!

O livro inicia em 2007 com Will Traynor. Jovem  bonito, rico e bem sucedido profissionalmente, uma vida perfeita. Mas, um terrível acidente transforma sua vida. Ele fica tetraplégico. A autora trata de forma delicada os vários conflitos de sentimentos que o envolvem, dia a dia, o desânimo, a perda de vontade de viver.

É um livro que toca profundamente, que faz pensar com o olhar do outro.


O livro é narrado em primeira pessoa, sob o olhar de Louisa Clark, Lou como é chamada pelos familiares. 

De família simples, Louisa, aos 26 anos de idade, ainda mora com os pais, a irmã, o sobrinho e o avô. Ela namora há muito anos com Patrick, um relacionamento estável e morno. Ele é triatleta, pensa e trabalha o corpo 24 horas por dia.

Com a notícia de sua demissão, como garçonete em um café, ela começa a procurar emprego. Sua família depende muito de sua ajuda financeira. E, na agência de empregos, surge uma oferta como cuidadora assistente. Lou resolve fazer uma entrevista, embora não tenha experiência profissional na área. A vaga é para cuidar, justamente, de Will Traynor.

Lou tem um papel muito importante na vida de Will. Com ajuda do enfermeiro Nathan, ela tenta mudar a rotina de Will partindo por algumas aventuras. Lou faz de  tudo para tirá-lo da depressão. Ela precisa mudar o modo como ele encara a nova vida e provar que, ainda assim, há felicidade em viver.

O interessante nesta história é que há uma troca. A passagem de um na vida do outro  marca profundamente. Quem dá recebe em troca. Não tem como relacionar sozinho. A vida nos ensina que um relacionamento, seja ele qual for, é de mão dupla. 

“Como eu era antes de você” é o tipo de livro que termina, e você fica pensando sem parar, tentando arrumar as coisas...

É um livro que emociona!   Prepare o lenço, eu chorei muito!!

Super-recomendo!!!

Boa leitura!


Sinopse:

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.”


2 comentários:

  1. Achei o livro bom. O que me decepcionou um pouco foi o final que já era esperado durante todo o livro, pois cheguei a pensar que poderia ter uma reviravolta.

    ResponderExcluir
  2. Eu também fiquei esperando um final diferente! Acho que foi por isso que fiquei tão emocionada!!! Mas gostei mesmo assim. Bjs

    ResponderExcluir

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs